sábado, maio 08, 2010

Photo::::Conto de Fadas x Vida Real - Fallen Princesses

Lendo a Revista Marie Claire de maio, uma matéria chamou muito minha atenção! O trabalho e exposição da fotógrafa  Canadense Dina Goldenstein. O trabalho intitula-se "Fallen Princesses" . Logo meus olhinhos saltaram da revista para o site da fotografa na tentativa de mergulhar em seu mundo. As fotos, são fortes demais. Ela audaciosamente tirou as princesas de seus contos de fada com finais sempre felizes e os trouxe para conflitos vividos nos dias atuais. Em suas fotos ela abordou situações do cotidiano como o casamento, filhos e rotina, onde apresenta Branca de Neve com os filhos e o Príncipe sentado diante da TV com uma latinha de cerveja, representando um pai ausente. Rapunzel, no ensaio de Dina, aparece enfrentando a queda de cabelos devido a tratamento de câncer. Chapéuzinho Vermelho não aparece enfrentado o lobo mau. Ela é retrada obesa com uma cesta de fast foods. Cinderela, que na história original calça o sapatinho de cristal, na exposição de Dina, entrega-se ao álcool. Bela adormecida, não acha o príncipe para beijá-la e serem felizes para sempre. Termina num asilo, cercada de idosos e continua adormecida... Ariel, termina num áquario... E, as duas imagens que considero as mais fortes e que não foram mencionadas na revista, são as de Bela (da Bela e a Fera), que para continuar bela, entrega-se aos cirurgiões e Jasmine, que aprece com armas pesadas em sua guerra do mundo atual...  Alguns podem achar as fotos com um tom cômico. Eu [Lu], sinceramente não consigo ver por este ângulo... Levaram-me a tantas reflexões! Em nossa vida sempre procuramos princesas [mulheres felizes e realizadas], bruxas [pessoas que nos contrariam, nos fazem mal, situações adversas], príncipes [às vezes num bom relacionamento a dois, ou o príncipe aqui pode figurar como a solução para os problemas represetados pela "bruxa"] e, principalmente, procuramos um final feliz... Passamos tanto tempo procurando um final feliz, um culpado, uma vítima... Como somos complexas!  A fotógrafa não retratou o final feliz... Retratou os dramas atuais [o que achei extremamente inteligente, inovador, audacioso e válido]... Aí vem a pergunta desta blogueira que vos escreve e, que adora uns devaneios vez em quando: Em qual final acreditamos? Para qual final estamos preparados? Gente, sou uma otimista nata. Quero o final feliz. O meu final feliz. Porque cada um tem o seu! Quero continuar com meu príncipe sim! Quero enfrentar a (s) bruxa (s) diariamente (seja ela qual for - medo, dúvida, angústia, doença, barreiras para meus objetivos, insegurança, adversidades - cada um tem as suas!!!) e, não quero simplesmente ser uma princesa no sentido figurado desta palavra... Quero ser uma mulher feliz, realizada, resolvida. Processo diário, né? Vamos as imagens?




Então, o que acharam da exposição de Dina Goldenstein, "Fallen Princesses" ? Visite o site da fotógrafa. Vale a pena! Forte, não é?

Sei que o texto está enorme mas, acabei de lembrar de algo: certa vez, quando minha filha entrou naquela fase de não querer o banho, não querer escovar os dentes, eu mudei a história da "Bela Adormecida" para "Feia Adormecida"... Mostrei as características da Bela e da Feia (que não escovava os dentes, não penteava os cabelos, não tomava banho, não praticava esportes, não dividia as coisas com os amigos e irmã, não usava as palavrinhas mágicas - obrigado, por favor, etc...). Como os parâmetros da princesa e  da "não princesa" ajudaram! Ela menciona isso até hoje! Acho muito importante a criança entender a vida como ela é, mesmo que com ilustrações: princesa ( a menina que procura fazer o que é correto) a bruxa (as dificuldades) e o príncipe ( a esperança de que existe uma saída para todos os impasses). Eu, adulta, ainda preciso disso! [devaneios? sim... mas existe tanto de minhas verdades neles...]

Leu TUDOOO? Merece um beijo da LU!

Um comentário:

  1. Adorei o post! Parabéns! Já conhecia o trabalho da Dian Goldenstain, mas não tinha visto estas fotos.
    Adorei!Gostaria de pedir autorização para citar lá no meu blog também!
    Parabéns novamente,
    Vamos mantendo contato.
    um bj

    ResponderExcluir

Fale que escutamos!