sexta-feira, maio 07, 2010

Dia das Mães? Quando?

Se existe um assunto que eu dissertaria de maneira extensa, com textos enormeeees é o SER MÃE. Fiquei pensando como mencionar isso no Blog. Sinceramente eu não queria fazer um post com um monte de opções de presentes, limitando o segundo domingo de maio à um presente material  simplesmente. Quem me conhece [Lu] sabe o quanto de magia entrou em minha vida há 7 anos com a chegada de minha primeira filha... Exatos 2 anos depois, engatilhei a segunda... E hoje, posso dizer que de todas as coisas que aconteceram em minha vida, de todas as conquistas materiais e sentimentais, de todos os cursos e escolas por onde passei, a experiência de me tornar mãe foi a mais linda, a mais complexa, a mais perfeita e a que me trouxe e me traz maior aprendizado... Gente! A barriga, passa a ser uma pessoa... Durante os 18 meses (9 de cada uma, hein!!), nunca me senti só... Sentia-me linda, poderosa, útil, mulher... Amei tanto àquelas barrigas e nem imaginava que seria possível amar  da maneira que amo hoje... Passei a entender muitas frases da minha mãe que eu achava clichê [sim, porque nós filhos em certa idade ou, sempre, nos achamos mais espertos que nossos pais]. Mudei muitos de meus hábitos, passei a pensar coletivamente [de verdade - porque antes de ser mãe, achamos que pensamos coletivamente mas, dificilmente abrimos mão de algo em detrimento de outro... Quando se é mãe, aí sim!]. Noites em claro, fralda suja, cocô, cólicas, vômito, febre, barriguinha pra voltar pro lugar, organização para dar conta das reuniões da empresa e da escola , das festinhas dos amigos e das festinhas na escola, tombos, sustos, pediatra,pirraças, bagunça... O lado nada poético que as pessoas não mencionam numa data com essa... Mas, junto com toda esta turbulência, quando abro a porta de casa e sou recebida com o sorriso mais sincero, o abraço mais amoroso e o "eu te amo" mais espontâneo que já tive em toda minha vida, vejo que sou a rainha do meu lar [a primeira e mais verdadeira de todas as frases clichês] e que TUDO vale a pena. Quando ela escreve o nome de todos os membros da família, e ao lado do meu coloca um coração e eu pergunto "por que filha?" "porque você é especial mamãe... quando eu crescer quero ser igual a você", aí sim sinto o amor verdadeiro e a urgência de ser uma pessoa melhor. Minha vida hoje é para ser feliz e fazer feliz. Meu presente diário é construir uma história com minhas filhas: sentar no chão, pintar com guache, fazer pulseiras de miçanga, brincar de massinha, desenhar, pintar as unhas, fazer maquiagem... Fazer brigadeiro, saber o nome de seus amigos, quais são seus programas de TV favoritos, os sites que gostam de brincar, sentir o cheiro delas em mim e o meu nelas... Quero que tenham lembranças lindas da infância... E da mesma maneira que posso compartilhar os cheiros e sabores da minha infância com elas, que elas o façam com seus filhos... Amo ser mãe... Acho que é o que faço de melhor em minha vida... Elas me ensinam diariamente este "ofício". Presente?? Ah, muito legal! Amo recebê-los! Amo quando elas colam bilhetinhos e desenhos por toda casa... Mas, tudo isso só tem sentido se junto vier uma grande, linda, perfeita e eterna história de amor. Construa esta história. Esse é o maior presente para as que são mães e para os que são filhos. Eu, sou mãe e sou filha.Tenho a benção de viver os dois "papéis". Preciso tocar nesse assunto: se você que está lendo não tem mais sua mãe, busque em seu coração e em sua memória a história que vocês construíram... Sinta-se feliz por ter vivido esta história. Se você não tem seu filho por perto por algum motivo, a história vivida pode alegrar, acariciar seu coração. Por isso destaco que construir uma história diária é muito importante... É vital!

Para marcar esta data que é comemorada no domingo, separamos algumas ilustrações de Garance Doré [como amo o trabalho dela, gente!! Ilustradora, fotógrafa e blogueira francesa]. Tentei ilustrar com os desenhos de Garance o que mencionei no texto acima. O traço da ilustradora, em minha visão é o que mais consegue definir sentimentos da alma feminina diante da tamanha delicadeza do resultado. Espero que gostem!


Sejamos todos felizes, da maneira que pudermos! Beijokas da Lu!

3 comentários:

  1. aaahhhh, que lindaaa!!!! Fiquei super emocionada Lu! Tem que ter muito amor mesmo pra escrever assim, com tanta sinceridade e emoção! Suas filhas são abençoadas de ter uma mamãe especial assim como vc! Muito amor pra vc e pras suas gatinhas!!! beijos! Elo

    ResponderExcluir
  2. Meninass! Vcs são especiais demais! Sabem, temos tanta afinidade que espero poder conhecê-las pessoalmente... Foi amor ao primeiro clique esse nosso - Lu&Cris com Santa Saia!! Bjokas e obrigadíssima pelo carinho. Saibam que é recíproco demais!

    ResponderExcluir
  3. Lu, parabéns. Texto lindíssimo, único e, mais importante, vem do coração. Dá pra ver a siceridade e o amor saindo de todas as palavras. Espero um dia sentir metade do que você sente, assim já ficaria feliz.

    beijos,
    carol
    do blog da Trend Menu!

    P.S.: eu também compro muita coisa pela maquiagem!

    ResponderExcluir

Fale que escutamos!