quarta-feira, maio 12, 2010

Chanel literalmente pelas Ruas de Saint Tropez


O estilsta Karl Lagerfeld lotou a Riviera francesa de chiques e famosos em torno da sua nova coleção de alto verão, construída por cores e tecidos bem leves. Famoso por seus "desfiles espetáculo" Karl usou rua de Saint Tropez como passarela, em frente a um tradicional café frequentado pelos milionários que circulam pelo balneário frances [Imaginem, duas coisas que eu, Lu, amo: degustar um bom café e olhar para Chanel!!]

Vejam as fotos e depois passo aos meus comentários.

Os modelos, para aprimorar o diferencial do desfile, chegavam em barcos...

Ao  fim do desfile, o estilista Karl Lagerfeld, de terno roxo, posa ao lado dos modelos. O alemão é um ícone da moda e considerado o responsável por "modernizar" a grife francesa.



Babados, tecidos leves, aplicações em renda, listras, o quadriculado em P&B  no maiô[que é um clássico das origens de Chanel], mix de colares [uma vaga lembrança das pérolas de Coco Chanel]. Uma coleção bem leve e feminina. Até gostei.


Agora uma pausa para reflexão... Vide imagem abaixo:


Ontem conversávamos sobre a questão GRIFE... Chanel, nós acreditamous ser a mais amada por muitas, pela força de uma história... É um estilo que foi eternizado, imortalizado pela obra de uma mulher forte, destemida e ao mesmo tempo sensível, oferecendo as mulheres de sua época uma roupa mais confortável e feminina que os vestidos todos iguais e as cinturas apertadas. Ofereceu as calças comprindas!! Foi um marco na história da moda... É um divisor de águas... Antes de Coco Chanel e depois de Coco Chanel. Fico "nervosa" quando leio o que coloquei entre aspas acima: modernizar a grife francesa... Sinceramente sou uma apaixonada por Chanel, pela história, pelo legado, pelo conteúdo [é isso que faz a grife] e, nas última coleções de Karl, tenho procurado Coco Chanel, a mulher que idealizou, inspirou, conduziu e concretizou a marca... Não tenho achado. Você consegue associar a imagem acima com a dos desfiles? E com essas abaixo, da coleção do último inverno em Paris?

Conseguiu ver Coco Chanel ? Será que modernizar o que foi eternizado tem este sentido? Ou, eu Lu, estou "careta" e sem visão? Bem, é uma opinião pessoal... E quem sou eu para questionar Karl??? Mas, em meu  conceito de Chanel, algumas ou muitas destas coisas novas, não cabem. Moderinzar, segundo o dicionário: [tornar(-se) moderno, pôr(-se) ao gosto moderno, adaptar(-se) à moda]. E a moda tem MUITAS faces. Moda, segundo o dicionário: [uso corrente, forma atual do vestuário, variações contínuas de pouca duração que ocorrem na forma de certos elementos culturais (indumentária, habitação, fala, recreação etc.)] .E Chanel, será sempre Chanel! Não é moda a ser modernizada. É conceito, é estilo.  Moda a ser revista são as tachas, xadrez, correntes... E essas roupas estilo urso polar? Conceitual? Efeito para passarela?? Certamente em alguns meses cairão no esquecimento ou, servirão de base para argumentações como esta de hoje.  A mída vende, os fashionistas pregam como se fossem suas bíblias mas eu jamais pagaria para ter um item desses. Os "peludos" acima, nem doados!

Talvez este post seja um desabafo.  Desabafo para nunca engolir as imposições. Nem da moda ou quaisquer outras.
 Lu

7 comentários:

  1. Essa coleção de inverno eu não gostei :)
    muito bom o seu post Lu. E nossa estou cheia de saudades de passar por aqui todos os dias D:estou com problemas no meu computador por isso a ausência,espero que tudo melhore logo.

    :***

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lu! Primeiramente, quero agradecer pela visita! Fico feliz que tenha gostado do Carolina Chique Chique. Também adorei o blog de vocês e achei perfeito seu post. Fiquei realmente encantada com o desfile, pelo visual, a criatividade de fazer um desfile assim. Foi, sem dúvida, um evento chiquéeeeerimo! Paris total! Pelo que vi nas fotos, eu gostei da coleção. E achei que realmente combinou com o clima do desfile. Agora quanto ao que você falou no final do post, eu acho assim... Não sou uma especialista no assunto, ainda tenho muito o que aprender. Mas concordo que algumas coisas são clássicos e por mais que se tente "modernizar" tudo, os clássicos devem ser respeitados. Claro que adaptações são feitas, as marcas têm que evoluir, mas características essenciais permanecem para que aquela marca, aquele estilo possa ser reconhecido. Acho que você tem razão. Também concordo quando diz que não devemos seguir imposições sem raciocinar. Afinal, "seguimos" a moda ou nos influenciamos por ela? Nos inspiramos nas tendências e tudo mais, mas existe algo que vai além disso. Nossos gostos particulares, nosso estilo. Isso é único, acredito. Não dá pra usar uma coisa que não tem nada a ver com a gente só porque tá todo mundo dizendo que "está na moda". E essas roupas cobertas de pelos da cabeça aos pés realmente... quem é que vai usar isso? Eu, particularmente, não vejo muita graça em ver desfiles desse tipo. Prefiro assistir àqueles em que reconheço coisas que realmente posso trazer para minha realidade.
    Bjinho pra ti!

    ResponderExcluir
  3. Uma fez comentei sobre a Chanel no blog Conmode exatamente isso...Chanel é tradição...e ponto.
    Quando começam a inventar demais, a marca perde a identidade e isso é péssimo.
    Adorei as fotos do desfile em St Tropez....mas esses peludões....affff..parece o bicho papão do Montros S.A.


    bjus queridonas!!!!

    ResponderExcluir
  4. karl tá apaixonado, lu. é por isso... aí perde a cabeça e faz coisas assim. achei a resort estranha, a de inverno mais ainda. em um ou outro modelo você vê sim que ele tenta manter a 'tradição' - seja com o tweed, seja com o quilted.

    pra mim a melhor coleção dele foi a couture do verão de 2006 (link: http://www.vogue.co.uk/fashion/show.aspx/full-length-photos/id,3026/Page,3#). ali aparece pra mim o designer karl lagerfeld fazendo uma leitura de como coco chanel se vestiria caso estivesse em 2006. porque essa é idéia (acho eu, né), o significado de "manter a tradição" e tals.

    me dói fisicamente falar mal de karl (eu queria fazer uma seção no blog chamada "and that's why karl rocks", só pra ter uma idéia), mas tá pesando na mão. por isso que nem comentei nada da cruise; pra falar mal de quem se admira, melhor não falar.

    e nada contra cruise collections, mas vamos combinar que a resort da stella mccartney (lançada em junho do ano passado) bombou arrasadoramente - e será minha preferida por anos a fio no quesito "coleções entresafra" (link: http://www.style.com/fashionshows/review/2010RST-SMCCARTN).

    no mais, peço desculpas pelo e-mail sem pé nem cabeça e cortado no meio! amanhã juro que terei mais tempo e poderei te responder com calma.

    beijos,
    carol
    do blog da Trend Menu!

    ResponderExcluir
  5. Meninas, Obrigada pelos comentários que enriqueceram demais o tema!

    Carol, muito bacana o carinho que tem por Karl. Gosto demais dele também... A paixão o deve ter deixado com a cabeça meio perdida mesmo! Registro minha admiração pelo trabalho dele... Mas, esta coleção de pelúcia estava engasgadinha menina! Eu sou decididamente uma perdidamente apaixonada pelo legado de Chanel. E de fato tenho que concordar com você sobre a coleção de Karl de 2006... Se Chanel estivesse aqui acredito se vestiria exatamento com esta leitura que o estilista fez...rsrs Adorei seu e-mail e vamos mantendo contato!!!

    Guéll, Chanel é tradição sim e estilo de vida tb! St Tropez é mágica né? E não achei a coleção dele ruim não... bjokasssss

    Carol, volte mais! Estarei lá no Carolina Chique Chique a cada post novo, viu??

    Idéias Vestíveis, voltem logo com seus posts lindos!! Vamos trocando!

    ResponderExcluir
  6. Meninas,é horrível ficar sem postar no blog,sério ficou louca da vida aqui,meu pc para e do nada ele volta por isso agora to conseguindo postar mas nem posso abusar muito pois ele começa a travar até chegar em uma hora que ele desliga de vez D: tenho que dar um jeito aqui, comprar um novo o mais rápido possível. E eu e o Renan ficamos tão felizes com o carinho,de verdade ^^ é por isso que sentimos tanta felicidade e prazer em fazer algo bem bacana no blog e ficar sem atualizar é mto mto ruim. Mas tudo vai melhorar, obrigada pelas energias positivas \o haha

    :******

    ResponderExcluir
  7. que blog foférrimo, adorei! Vou seguir djá!
    que luxo esse desfile também!
    http://modapurpurina.blogspot.com
    passem lá tbm, um beijão ;*
    Ps: os posts daqui são maravilhosos

    ResponderExcluir

Fale que escutamos!