quinta-feira, setembro 09, 2010

A Nova Lavagem do Jeans - Estampas Singulares












Temos visto nas últimas passarelas e nas ruas peças lindas com um manchado incrível. O burburinho dos fashionistas diz: o Tie Dye está em alta! O Dip Dye voltou!!

Origem da técnica: O termo deriva do inglês e quer dizer "amarrar e tingir". De origem artesanal, a técnica que é muito antiga vem do Oriente, com relatos de sua existência na Índia e na China. Na América Latina foi utilizado para tingir tecidos a base de lã. Na década de 70 o Tie Dye ganhou o mundo no movimento hippie, ficando de fato vinculado a este estilo de vida.


A técnica pode ser realizada de diversas formas e até mesmo em casa. Normalmente é feita na intenção de tingir pequenos segmentos de tecido, amarrados com linha, para evitar que a cor passe para outras partes, formando uma estampa irregular no tingimento. A técnica sempre foi comum em tecidos de algodão, lã e crochê. A vantagem da estampa é que ela nunca será igual a outra, produzindo um efeito singular e exclusivo. 

Nesta estação o Tie Dye tomou os jeans... Calças, bermudas, bolsas e até sandálias... Em tecidos mais escuros com manchas irregulares mais claras ou, ao contrário, em jeans bem clarinhos com manchas mais escuras... 



É fato também que por trazer um ar bem mais despojado ao look, a estampa não é uma unanimidade... Mas, vamos ver quanto tempo os não adeptos resistem à variedade de peças que chegam para a próxima estação. Desde as mais discretas  como essa da Diesel e CeA, até as mais arrojadas.


A Asos investiu até em peças para os pequenos fashionistas... Uma nuvem de manchas irregulares tomou o lugar das lavagens tradicionais.



Estilistas renomados levaram a técnica que explodiu nos anos 70 para as passarelas. Fato é que quando se fala em jeans somos bem mais democráticos... É bem possível usar a peça com acessórios que proporcionem  um look antenado e bem estiloso. 

Não podemos deixar de registrar que a técnica permite a execução do consumo consciente. A indústria do jeans é uma das que mais polui o meio ambiente. Já temos registro de várias grifes buscando soluções para harmonizar sua confecção com as necessidades de um comércio justo e sustentável. Falaremos sobre isso no Duas Moda e Arte. Como a aplicação da técnica é fácil e pode ser feita em casa, se você tem talento para isso, pode dar uma bossa nova a uma calça que já tenha sua história de vida - costumizar, é super divertido e criativo!!

Para encerrar vamos deixar o link do Blog Glamour Barato , da Bel Casto  que postou um vídeo de como fazer seu próprio jeans Tie-Dye. 

Click e assista ao vídeo:

Post By Lu Jordão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale que escutamos!