quinta-feira, junho 03, 2010

Acessibilidade - Audiodescrição

Após a semana tumultuada de cobertura do Fashion Rio pelos dois blogs [este que vos escreve e o Duas Moda e Arte] eu, Lu, caí em meu sofá e pensei: folga! Nada de escrever hoje... Mas, quando vi a matéria sobre a Audiodescrição, foi impossível não refletir e acabar escrevendo sobre o tema. É muito bacana e socialmente correto falar sobre acessibilidade ou inclusão social. Mas, qualquer coisa que venhamos a escrever sobre o tema sem ser portador de alguma necessidade especial ou sem ter familiares que permitam a vivência diária destas necessidades, corremos o risco de cair num texto clichê, demagogo. Neste texto, estou bem segura pois é um texto informativo que me fez vibrar com um sistema que existe no Brasil e que eu de fato não o conhecia - mesmo sendo uma amante de cinema e teatro! Mas, não vivo em meu meio social e familiar as urgências e carências que vivem os portadores de necessidades específicas. Comecei a pesquisar sites, blogs e achei um mundo que fica tão longe do mundinho fashion dos nossos blogs de moda... Um mundo de pessoas que tem sim urgências, objetivos, e força para buscar acesso a todo um mundo a ser explorado - arte, cinema, web... Li algumas frases, escritas por estas pessoas que fizeram-me refletir de maneira absurda sobre essa tal acessibilidade que infelizmente nós só falamos ["Nós" - leia-se Mídia Brasileira] mais vezes, quando há uma novela no ar levantando esta bandeira, com uma personagem bacana representando a causa... Hoje, não fui buscar fotos legais de looks para postar ou, dicas dos Fashion Rio, SP ou qualquer outro da vida.
Acabei mergulhando num mundo tão novo pra mim, tão desconhecido... Tudo isso porque uma matéria me fez refletir! O vídeo abaixo explica em detalhes a Áudiodesscrição, que tem como objetivo promover aos cegos o acesso a arte. Uma parcela da população encontra-se excluída de programas culturais - cinemas, teatros, óperas e porque não incluir os desfiles de moda?? A ferramenta consiste em transformar toda a parte visual de cinema, TV e teatro, em verbal, permitindo que os portadores de cegueira formem a imagem do narrado, obtendo com nitidez a mensagem do filme, programa ou peça.

Graciela Pozzobon, graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e responsável pelo site Áudiodescrição foi a pioneira no Brasil, quando em 2003 trabalhou na criação de roteiro, narração ao vivo e gravação de audiodescrição em produtos audiovisuais, recurso este que possibilita a inclusão de pessoas com deficiência visual em produtos culturais. Vale a pena uma visitinha em seu site que aborda a ferramenta no mundo inteiro. O que aqui chegou em 2003, já é trabalhado no exterior desde 1975. Na Espanha a TVE disponibilizou o recurso para que os cegos tivessem acesso a sua programação. No Reino Unido, existem mais de 270 salas de cinema que disponibilizam a ferramenta Audiodescrição e grande parte dos canais de TV também oferecem a sua programação com esta ferramenta. Na Alemanha, alguns cinemas contam com o recurso da Audiodescrição e o canal de televisão BR oferece programas com o serviço. Na França, um canal de TV exibe programas com Audiodescrição e algumas salas de cinema espalhadas pelo país, como o Cinema MK2, oferecem o serviço de forma permanente. Nada de utopia ou clichê né? Atitudes de acessibilidade e inclusão puras e verdadeiras...
“Dizem que uma imagem vale mais do que 1000 palavras, pois bem, a audiodescrição é muito mais que as tais 1000 palavras.”
Frase de Marco Antonio de Queiroz, cego, autor do site Bengalalegal , que melhor define a ferramenta!
Outro link interessante  que foca o assunto com atualizações constantes é o Blog da Audiodescrição.
Bem, a perguntinha que não quer calar... O que faz um blog de moda postar sobre isso? Segue a respostinha que vai esclarecer: não somos um blog só de moda mas, de arte, comportamento. O tema do post, aborda os demais itens... Quem fala sobre moda, não precisa ser indiferente a temas tão importantes quanto o exposto neste post. Mas, de fato, o que me fez escrever sobre a acessibilidade por meio da Audiodescrição, mesmo não sendo portadora de necessidades especiais e sem ter familiares nesta condição, foi usar minha visão para tirar os olhos de mim, de meu universo e entender algo que me chamou tanto a atenção, fazendo-me refletir como somos condicionados a ficar sempre em nosso mundinho redondinho, ou usando nossa visão simplesmente para olhar nosso próprio umbigo fashion. Gostei de ler, entender e conhecer mais sobre acessibilidade cultural e acessibilidade como um todo. Quero ser útil de alguma maneira... É só.
Post by Lu
Fonte de pesquisa: Portal R7, sites Bengalalegal e Audiodescrição.

2 comentários:

  1. Lu,

    Você se emocionou ao conhecer o recurso da audiodescrição, e eu me emocionei ao ler este seu artigo.

    A primeira vez que assisti a um espetáculo com audiodescrição foi na peça "O Andaime" no Teatro VIVO. Minha emoção foi tão intensa que até escrevi a respeito: http://www.bengalalegal.com/teatro.php
    Para você que é jornalista especializada em moda, indico alguns artigos que certamente vão te surpreender:

    http://blogdaaudiodescricao.blogspot.com/2009/10/encontro-promove-oficinas-de-estilo-e.html

    http://blogdaaudiodescricao.blogspot.com/2009/09/desfile-de-modas-com-audiodescricao.html

    http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1326402-5605,00-ENTIDADE+FAZ+DESFILE+PARA+INCENTIVAR+VAIDADE+DE+MULHERES+CEGAS.html

    Apesar da audiodescrição ser praticada há quase 30 anos em outros países, somente agora ela começa a chegar no Brasil.

    É muito importante para nós o apoio de pessoas como você pois, como tudo que é novo, enfrentamos algumas resistências para a aplicação do recurso, como as emissoras de televisão, por exemplo.

    E obrigado pela citação ao Blog da Audiodescrição!

    ResponderExcluir
  2. lu, como sempre, seus posts são mais que *inspirados*. como havia te falado - e você mesma disse no texto! - é difícil a gente perceber as necessidades dos outros se não as temos ou não a vemos no dia-a-dia através de pessoas próximas a nós. a gente se esquece que cada indivíduo é único e, por isso mesmo, as necessidades são diferentes.

    e não é porque o post não fala especificamente sobre moda que ele não pode ter conhecimentos importantes para a moda e TENDÊNCIAS. isso que eu acho mais importante. nossa evolução como espécie nos traz novos desafios. é só olhar pra trás e ver que nos últimos 100 anos a gente conseguiu o que não tinha nos 500 anos anteriores. a escalada evolutiva é cada vez mais rápida, e assim a gente vai percebendo cada vez mais "pequenos" nichos de mercado que estavam sempre ali, mas antes tínhamos necessidades diferentes que não os notamos.

    da mesma forma que a audiodescrição é uma coisa que começa a se espalhar pelo mundo, provavelmente há formas da moda se integrar com os deficientes. pensar em formas de customizar cadeiras de roda, roupas com acesórios específicos às necessidades de cegos, surdos, etc... são coisas a serem pensadas e que, com certeza tem um cunho social mas também um negócio por trás disso tudo.

    mais uma vez, interessantíssmo! e desculpa pelo comentário IMENSO (mais uma mostra de como teu post é inspirador)! :)

    mil beijos,
    carol do blog da Trend Menu

    ResponderExcluir

Fale que escutamos!