domingo, abril 04, 2010

Saúde da Mulher ::::: Tensão Pré Menstrual


Você se viu em alguma dessas imagens? Um dia de fúria, ou no meio de uma tempestade emocional? Quem sabe, se acha num dia de irritação ou de extrema introspecção, tristeza e humor deprimido? Isso ocorre com frequência? Tensão Pré Mesntrual, a famosa e temida TPM.

Vejamos o lado tragicômico dela: Já observou quando você chega irritada em seu ambiente de trabalho e, todos procuram manter-se afastados, falando o inevitável ou o extremamente necessário porque sabem que nestes dias, NUNCA vão conseguir ser agradáveis aos seus olhos? Há alguns poucos corajosos, que ainda tentam uma aproximação, já pedindo desculpas simplesmente pelo fato de existirem. Existe a ala que tenta contar piadas para aliviar a tensão que a SUA TPM gera no ambiente... Esses, são os maiores alvos daquelas que estão sob os devastadores sintomas desta síndrome... Alvos fáceis para descarregar nem sabemos o que e o por que...

Nestes dias, não existe feio ou bonito, gordo ou magro, alto ou baixo, fashion ou brega, amigo ou inimigo. TODOS estão no mesmo patamar: são classificados como IRRITANTES. Os menores problemas, revelam-se sem solução... A vida, que era perfeita, por  1, 2 ou 3 dias, torna-se uma tormenta, um fardo... Uma tempestade fortíssima! E segure-se quem puder, ou será arrastado por este furacão devastador.

E os dedicados maridos, namorados e afins... Já esticam uma barra de chocolate antes de nos cumprimentar com um singelo "bom dia". Beijo? Nem pensar! Não se atrevem a tanto... Os homens, em suas rodas de chopp, dedicam-se a conversas e debates solidários para tentar descobrir o antídoto ou a fórmula secreta para atravessar estes dias difíceis da famigerada TPM. As reações insólitas ainda são um enigma para a ala masculina. Enquanto a cura não é descoberta, resta se consalarem com as piores e menos piores experiências compartilhadas em momento de terapia masculina solidária.

E o espelho? Nosso inimigo número 1 na TPM. Somos lindas e o danadinho insiste em refletir aquilo que nossa TPM revela de nós, ou só o que conseguimos ver: gordas, feias, esquisitas, barriga maior, pé torto, cabelos ressecados... Como ficamos injutas com nossa aparência!!!

O closet? Inimigo número 2... Por que???  Porque não ajuda o espelho [o inimigo número 1]! Nada em nosso closet presta! Nada veste bem na TPM... Nem as grifes se salvam nesses dias... Affff!

Exitem ainda as mulheres que não passam pela fúria, ou só pela fúria... Vivem seu momento "depre profunda"... Choram... Uma tragédia grega se instaura.  Acham que não passam daquele dia... Que sua melhor amiga não é mais a mesma... Que seu cabelereiro não é mais fiel... Que sua habitual manicure arrancou um bife premeditadamente... Que seu lindo cãozinho de estimação planejou latir naquele momento propositadamente para assustá-la, provocando taquicardia... Que seu restaurante preferido trocou de cozinheiro [sem trocar] e a comida naquele dia está uma droga... Que sua marca preferida de roupas mudou a modelagem e você, que pode ficar inchada na TPM, não entrou no manquim 38, só no 40... Que a escada está mais alta, provocando o cansaço [que é sintoma de TPM]. Todos tem um plano contra você [afff]! Ou seja... Não tem a fúria mas, torna-se a maior vítima de tudo e de todos!!! E vítima de sua própria vida, nos dias em que vive os sintomas da tensão pré menstrual...

Gente, eu me vejo em várias dessas colocações... Se você se pegou rindo e se enquadrou em algum dos cenários, vale uma conversa com seu médico de confiança. Vamos a parte "séria" do post: a TPM é um conjunto de sintomas físicos e comportamentais que ocorrem na segunda metade do ciclo menstrual. Estes sintomas podem ser tão devastadores, a ponto de afetarem a rotina de algumas mulheres. Irritabilidade, ansiedade, depressão, dificuldade de concentração, alterações no apetite e no sono, dores musculares, falta de energia, desinteresse pelas atividades habituais, choro fácil, sentimento de rejeição, dores de cabeça, cansaço, inchaço... Estes são os mais comuns. Os especialistas dizem que o estresse e a má alimentação podem tornar estes sintomas mais intensos. O tratamento existe dependendo do nível dos sintomas e, é individual. Invistir em uma dieta com alimentos que forneçam proteína, magnésio, cálcio e principalmente vitamina B6, que ajuda a eliminar as toxinas e ameniza alguns sintomas da TPM pode ajudar, além de incluir carnes, grãos integrais, banana, batata e lentilha na dieta, que são alimentos ricos em vitamina B6. Observe-se em 2 ou 3 ciclos menstruais e converse com seu médico sobre o assunto. Escreva mesmo um diário sobre você. Se conhecer é a melhor maneira de se ajudar! Os sintomas podem variar, diminuir ou intensificar de um ciclo para outro. O importante é identificar, saber que não é grave e ter um canal aberto com seu médico de confiança. A qualidade de vida da mulher pode melhorar absurdamente com o acompanhamento correto. [Dos que a cercam também!-momento humor de volta]. Faça todos os seus exames regularmente. Ame-se! Cuide-se! Se cuidar é fashion e NUNCA sai de moda!

Fonte de pesquisa para a parte "séria" do post: site dica.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale que escutamos!