quarta-feira, outubro 21, 2009

Como surgiu o salto alto??



A origem dos sapatos e sandálias de salto alto se perde em séculos de história. Os primeiros modelos de saltos altos foram encontrados em uma tumba do Antigo Egito e datam do ano 1000 aC. Esses saltos, provavelmente, caracterizavam a alta posição social de quem os utilizava.

O gosto por saltos altos predominou também na Grécia Antiga. Ésquilo, o primeiro grande autor trágico da história grega, fazia os atores de suas peças usarem sapatos plataformas de diferentes alturas para, assim, indicar a posição social de cada personagem. A mesma idéia existiu no Oriente. Por exemplo, no Japão o imperador Hirohito foi coroado, em 1926, calçando sapatos com plataforma de 30 cm de altura.

A história atribui a invenção dos saltos altos a Catarina de Médici, no século XVI. Devido a sua baixa estatura, ela os utilizou quando se casou com Henrique II, da França. Ao chegar a Paris ela trazia em sua bagagem uma série de sapatos com saltos produzidos por um artesão italiano para deixá-la mais alta. E, assim, acabou por introduzir a moda dos saltos altos na história da aristocracia européia.

Contudo, enquanto os franceses, de fato, não tinham competidores à altura no que diz respeito a moda de vestuário, os italianos, por sua vez, eram os mestres da produção em massa da moda calçadista. Graças aos contatos de Ferragamo em Hollywood, esses calçados italianos se tornaram muito populares entre as estrelas hollywoodianas nos anos 50 (Jane Mansfield tinha mais de 200 pares). O salto stiletto era, então, sinônimo de “sex appeal”. Enquanto isso, os médicos responsabilizavam os sapatos de salto alto por todos os tipos de problemas. E não só quanto à saúde da mulher. Muitos atribuíam o crescimento da delinqüência juvenil aos saltos altos.

Nos anos 60, teve início a transferência da moda de Paris para Londres e a moda das ruas ditava o que era para ser usado. Com o preço do couro em alta, os materiais sintéticos entraram em cena. Vivier, Herbert Levine e Miller foram os pioneiros na história da utilização de material plástico transparente.

No início dos anos 70 as plataformas retornaram por um breve período na história, especialmente aquelas botas extravagantes de cano alto. Muitas destas botas tinham designs psicodélicos. Era o estilo andrógino do “Glam Rock”.

E finalmente, NOS ANOS 80, mulheres executivas passaram a adotar o salto stiletto como um complemento aos seus vestuários para projetarem uma imagem de eficiência e de autoridade. Os saltos altos simbolizavam glamour e extravagância, além de um modo de expressar feminilidade nunca antes vista na história dos saltos altos.

A partir daí um extenso mercado de criação surgiu através da nova geração de designers, com modelos belíssimos que nos deixam "NAS ALTURAS".

6 comentários:

  1. queridaaaaaaa como eu faço pra conseguir esse sapato d onça???
    q lindo...
    valeu brigadim
    meu email é stamariaantonieta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu amei os doiss!
    Parabenss, e muito obrigado!!

    ResponderExcluir
  3. Amei o Blog flor,tô seguindo,dá uma passadinha no Rosa Chock.
    Bjok
    http://tudorosachok.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. heeeeeeeeeeey. ondee se consegue comprar esse primeeiro sapato aeee ? *--* Adoreeei
    e-mail: thainarinha_evelyn@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. MUUUUUUUUUUUUUITO LINDAS , as sandalias AMEI *--*

    ResponderExcluir
  6. Aiih adoreii os #SALTOS, meu sonho de consumo....
    ^^)

    ResponderExcluir

Fale que escutamos!